sábado, 26 de novembro de 2011

06h33 - 26/11/2011

77% dos congressistas ignoram e-mails de eleitores
Só 25% têm sites e publicam comentários de internautas...

...pesquisa mostra Câmara e Senado distantes do mundo online.

Extensa pesquisa feita pela agência digital Medialogue sobre como os senadores e os deputados federais se comportam na internet mostra que a maior parte do Congresso Nacional ainda vive num mundo analógico.

Foi realizado um teste: cada senador e cada deputado recebeu um e-mail com perguntas sobre como encontrar mais informações sobre o seu trabalho na internet, como gastos de gabinete, agenda oficial e outros endereços de contato.

Dos 81 senadores, apenas 11 (14% do total) se dispuseram a dar alguma satisfação. Dos 513 deputados, só 124 (24% do total) responderam. Ou seja: dos 594 políticos que compõem o Congresso Nacional, 77% ignoram mensagens de interessados em seu trabalho.



Entre os 135 que responderam aos e-mails, apenas 63 o fizeram no mesmo dia. Outros 53 responderam em menos de uma semana, e 19 demoraram uma semana ou mais.

Quando se trata de interagir com os eleitores via internet as coisas também não são muito positivas. Dos 459 congressistas que possuem sites em funcionamento (69 senadores e 390 deputados), apenas 152 permitem a publicação de comentários dos eleitores. Outros 307 optam por uma comunicação de via única: eles falam e escrevem e os internautas só podem ouvir ou ler –mas não opinar.

Mais notícias desalentadoras quando o assunto é transparência dos gastos de gabinete: 83% dos congressistas não dão essas informações em seus sites.

E blogs? Só 158 congressistas entraram na blogosfera e têm blogs. Outros 436 permanecem fora.

A Medialogue é responsável pelas pesquisas “Político 2.0 – 81 senadores” e “Político 2.0 – 513 deputados federais”. Esses são os estudos nos quais estão as informações apresentadas neste post. O responsável é o jornalista Alexandre Secco.

Exceções
Há, é claro, alguns congressistas que se destacam e são extremamente ativos no mundo virtual. O estudo da Medialogue tem uma tabela na qual atribui uma pontuação para cada político.

Entre os senadores, os 15 melhores colocados são os seguintes:



Entre os deputados, os seguintes:

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Nosso Pl e o próximo...

CAD DEBATE AMPLIAÇÃO DO QUADRO DE SERVIDORES

Com a participação dos desembargadores Maria de Lourdes Sallaberry, presidente, e Carlos Alberto Araújo Drummond, vice-presidente do TRT/RJ, aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 9 de novembro, nova reunião do Comitê de Apoio à Administração (CAD).

Comitê de Apoio à Administração reunido no Salão Nobre da Presidência
Ampliação do quadro de servidores
Entre os temas analisados esteve a minuta da proposta de projeto de lei para ampliação do quadro efetivo de servidores (Tecnologia da Informação, Execução de Mandados e demais unidades). A minuta do projeto expõe justificativas estabelecidas nas diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
A minuta considera, entre outros tópicos, o aumento dos esforços voltados a uma prestação jurisdicional célere e de qualidade à sociedade.
As matérias debatidas pelo CAD são submetidas à apreciação dos desembargadores do Órgão Especial. Em caso de aprovação, são encaminhadas ao CSJT para análise do pleito.
Adequação da estrutura do TRT/RJ
Atualmente, tramita na Câmara dos Deputados a proposta de adequação da estrutura do TRT/RJ (Projeto de Lei nº 1831/2011), que prevê a criação de 12 (doze) Varas do Trabalho. Também está prevista a criação de 17 cargos de juízes do trabalho, 140 cargos de analista judiciário e 69 cargos de técnico judiciário.
Competência do Comitê de Apoio à Administração
Criado neste ano pelo Ato nº 41 da Presidência, o CAD tem entre suas atribuições promover o contínuo aprimoramento da administração judiciária do TRT/RJ, mediante a proposição de políticas e de diretrizes estratégicas; e promover a integração estratégica do Tribunal com as demais esferas do Poder Público; entre outras.
A reunião contou também com as participações do secretário-geral da Presidência, Luis Felipe Carrapatoso Peralta da Silva; do diretor-geral José Márcio da Silva Almeida; do diretor da Secretaria de Orçamento, Finanças e Contabilidade, Marcelo Abreu Silva; do assessor de Desenvolvimento Institucional (ADI), Bruno Henrique Fernandes Fonseca; e de Mariana Donato, secretária do CAD.
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social - TRT/RJ
(21) 2380-6512/6815
aic@trt1.jus.br